sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cães de exposições X Cinofilia


Para os leigos esta palavra pode parecer significar algo ruim, como pedofilia ou zoofilia, mas não é o caso.

Cinofilia (do latim cino - cães, e filia - afinidade) é o termo que indica o gosto por cães. Ou seja, uma pessoa cinófila é uma pessoa que adora cães, gosta de criá-los.

Mas a questão são as exposições de cães. Muitas pessoas tem maior adoração em ver seu luluzinho recebendo o prêmio de cão mais bonito, o melhor da raça e etc., e maior adoração ainda pela grana envolvida. Mas o que muitos desconhecem são os problemas que esses cães passam por conta dessas exposições. Claro que são belos os cães expostos, mas eles escondem imperfeições e coisas bizarras que nós, meros mortais, desconhecemos.

Um exemplo disso é o cão da raça King Cavalier Charles Spaniel (foto), que possui uma doença chamada Siringomielia, que é uma doença onde a caixa craniana do cão é menor que o seu cérebro, ou seja, é como se colocasse um pé tam. 40 num sapato tam. 35. Então pode imaginar a dor que o cão sente... Há também o exemplo do Pastor Alemão de exposições, suas patas traseiras não tem forças o suficiente para andar normalmente, e por isso eles andam desengonçadamente, tal o esforço que foi feito durante sua adaptação para posição "correta" adotada pelas exposições.

O fato é que os donos dos cães de exposição afirmam não se incomodar se seus cães apresentam tais problemas de saúde, contanto que estejam "dentro do padrão". Os filhotes de um cão campeão são muito mais valiosos, o que faz com que seus donos tirem várias e várias crias dele, mesmo tendo doenças genéticas graves. Para eles a beleza está acima de tudo, até mesmo da saúde e bem-estar de seu melhor amigo.... Isso definitivamente não descreve a cinofilia, descreve o egoísmo. Enquanto estão ganhando bem pelos ótimos prêmios que seus cães recebem, o mundo está todo azul, não importa se seu cão (no caso, escravo) está bem de saúde ou não. Estando bonitinho é o que importa....

No Youtube há um documentário que fala sobre as doenças desses cães, o documentário se chama Segredos do Pedigree e é dividido em 7 partes. É chocante, mas vale a pena assistir.
Para assistir ao documentário, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=cpakSi010n4

Espero que depois disso as pessoas pensem bem mais antes de adquirir um amiguinho e estejam conscientes da probabilidade de o animal ter alguma doença genética. Mas isso não pode fazer com que as pessoas desistam de ter um cão, apenas que estejam mais conscientes do que pode vir...

Obrigada pela visita! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário